Solidão é o nome do Periquitão de cabeça azul (Thectocercus acuticaudatus) que voa solitário no bairro Jardim da Penha em Vitória-ES, uma possível vítima do tráfico de animais silvestres.
Avistada e reconhecida, nesta semana, pelos olhos atentos dos membros do Clube de Observadores de Aves do ES – COA-ES, Régis Silotti e José Silvério Lemos. Os observadores de aves afirmam que o indivíduo provavelmente fugiu ou escapou de algum cativeiro, pois a espécie é endêmica do Centro-Oeste e Nordeste do País e vive, normalmente, em grandes bandos e aqui, tristemente, está vagando solitariamente.
Para um indivíduo fora de seu habitat e oriundo de cativeiro a chance de sobrevivência é muito pequena, pois não conseguirá alimentação natural para sua nutrição e acabará ficando debilitado e possivelmente se tornará um prato ‘exótico’ para gaviões e falcões aqui residentes.
Caso alguém consega capturar o periquito Solidão entre em contato com o IBAMA ou a Prefeitura Municipal de Vitória para que possam recolher a ave e levá-la ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS para, se possível, ser reintroduzida futuramente na natureza. Se tem notícia ou avistamento recente da ave entre em contato com o Clube de observadores de Aves para que possam monitorá-la.
Lembramos sempre que animais selvagens devem viver livres na natureza.
PMV – Recolhimento de Animais Silvestres 99724-2788
IBAMA – 0800 61 8080
Polícia Ambiental – (27) 3636-1650
COA-ES – @coa-es ou email: coaveses@gmail.com