O COA-ES é uma entidade que congrega pessoas das mais diversas idades e especialidades que, acima de tudo, têm profundo respeito pela natureza e que buscam um contato e um conhecimento maior sobre tudo o que tem a ver com a vida sobre nosso planeta, fazendo isto em grupo, através do estudo, observação, registro e divulgação das espécies de aves, principalmente as que ocorrem no Estado do Espírito Santo.

A cada ano um contingente maior de pessoas no mundo, e recentemente também no Brasil, vem adotando a prática da observação amadora de aves, como um hobby muito instrutivo e desafiador, auxiliados por binóculos, máquinas fotográficas e gravadores, revelando a toda comunidade os seus resultados, descobrindo novas espécies ou registrando as mesmas em locais onde não eram citadas, contribuindo dessa forma para os estudos da ornitologia em geral. É a contribuição à ciência cidadã.

O Clube de Observadores de Aves do ES, em razão da sua própria essência de ser e das finalidades da sua constituição, tem a visão da sua responsabilidade no contexto do meio ambiente e na natureza em geral, agindo de forma proativa para suas promoções e conservações, buscando atingir especialmente os jovens e seus familiares, das mais diversas localidades e classes sociais, incentivando a todos os seus próprios desenvolvimentos, bem como que se se tornem multiplicadores nessa tarefa da educação para proteção da natureza, agindo em suas próprias comunidades e compartilhando os conhecimentos.

Outrossim, e não menos importante, tais atividades podem facilmente cativar também os demais familiares, amigos e pessoas próximas, promovendo uma excelente oportunidade para suas aproximações sociais e respectivos desenvolvimentos.

Os associados do COA-ES conhecem e sabem bem do prazer das atividades de observações em campo, quando se respira e se torna parte do meio ambiente, das matas, das trilhas, dos alagados, dos sons das aves e dos bichos, das chuvas, dos rios e das montanhas. Além das belezas da natureza, o sentimento de pertencimento ao ambiente revela-se em momentos extraordinários, cheios de vida e de beleza na contemplação. Conhecer novos lugares e novas pessoas. O prazer das expedições, das viagens em grupo.

Os associados do COA-ES querem multiplicar isso. Querem mostrar o que tanto os cativam e encantam. Querem mostrar o que aprenderam e o que já viram, para que os outros saibam o que também podem ter, ser e ver. Ao fim, aprender e ensinar, todos juntos.

Assim e com essas finalidades gerais o COA-ES foi estabelecido.

E assim somos e seremos!