No dia 3 de junho comemora-se o Dia da Observação de Aves no ES, esta data comemorativa foi instituída pela Lei Estadual 11.264/2021 e homenageia o naturalista e ambientalista capixaba Augusto Ruschi, fazendo referência a data do seu falecimento. A comemoração desse dia é uma forma de valorizar a atividade de observação de aves livres e que pode ser praticada por qualquer pessoa e de qualquer idade.
Em comemoração a esta importante data, o Clube de Observadores de Aves do Espírito Santo – COA-ES anuncia mais um grande achado realizados por seus filiados, trata-se do primeiro registro para a Capital Vitória da saíra-ferrugem (Hemithraupis ruficapilla).
O registro foi feito no Parque Estadual da Fonte Grande, mostrando que a principal cobertura florestal da Capital está se regenerando muito bem e merece a nossa atenção e proteção. Os estudos mais recentes de avifauna de Vitória não indicavam a ocorrência desta espécie para Vitória, assim sendo, o achado é muito representativo tanto para espécie em si, por mais um local de ocorrência, quanto para Vitória, pelo aumento do quantitativo de espécies que ocorrem em seu território.
O aparecimento da Saíra-ferrugem (Hemithraupis ruficapilla) no PE da Fonte Grande deixa pesquisadores e observadores empolgados para descobrir novas espécies de aves para nossa Capital. Também demonstra a importância dos registros dos Observadores de Aves para a ciência-cidadã e na contribuição da preservação das aves e do meio ambiente em que estão inseridas.
Venha praticar a Observação de Aves com o Clube de Observadores de Aves do Espírito Santo.
Muito bom! O Parque Estadual da Fonte Grande, de fácil acesso, tem se mostrado “fonte” de grande quantidade de espécies de aves.
Está bem estruturado e o atendimento tem sido muito gentil.