O Estado do Espírito Santo tem ocorrência de nova espécie de ave para seu território.
Trata-se do maçarico-tereque (Xenus cinereus) da família dos maçaricos (Scolopacidae). O registro foi obtido, no dia 03 de fevereiro de 2023, pelos pesquisadores e biólogos Cristian Marcelo Joenck e Márcio Repenning da Universidade Federal do Rio Grande/FURG, durante o monitoramento da biodiversidade pelo convênio entre Fundação Renova e a FEST/UFES, como parte das ações previstas no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) do rompimento da barragem de Fundão.
O local da ocorrência foi na foz do Rio Cricaré no município de Conceição da Barra.
A divulgação foi, por fotografias, na plataforma Wikiaves que é referência internacional pelo conteúdo interativo da comunidade de observadores de aves do Brasil em promover a observação de aves e a ciência cidadã. Através do conhecimento da ocorrência do maçarico-tereque no ES, o fato motivou outros observadores a irem em busca da ave para conhecê-la enquanto ela está por aqui, como o caso do observador de aves Frederico Pereira que conseguiu registrar a ave, passados 15 dias após o primeiro registro capixaba.
Dessa forma, o Estado do Espírito Santo possui, atualmente, a ocorrência de 668 espécies de aves registradas na plataforma Wikiaves.
Esta nova espécie encontrada é uma conquista na observação de aves não só capixaba, mas também nacional, pois é o segundo registro documentado no Brasil dessa ave migratória asiática. O primeiro foi em novembro de 2005 na praia de Paraty – Rio de Janeiro, por observadores de aves estrangeiros.
A importância desse registro se deve ao aumento do conhecimento sobre a biodiversidade no estado e ao monitoramento das aves migratórias. Por exemplo, para saber onde e quando estão durante sua migração, quais os locais de descanso, alimentação e reprodução que estas aves possuem em suas rotas. Esses dados são fundamentais para a conservação desta espécie, pois eles nos ajudam a compreender melhor a dinâmica das suas populações e os efeitos das mudanças ambientais.
Registro da espécie feito no Japão pela observadora Aline Patricia Horikawa.
Observar as aves na natureza é algo simples, saudável e prazeroso, pode ser praticado como lazer por entusiastas de qualquer idade. Possibilita promover o conhecimento da nossa biodiversidade, compreender o comportamento das espécies e contribuir com a ciência cidadã com a divulgação das muitas informações coletadas na atividade de observação de aves.
Este registro do maçarico-tereque em Conceição da Barra foi matéria no jornal capixaba A Gazeta em 16 de fevereiro de 2023 com o título: “Ave raríssima no Brasil é fotografada no Norte do ES”.
O Clube de Observadores de Aves do Espírito Santo parabeniza os biólogos Cristian Marcelo Joenck e Márcio Repenning pelo espetacular e registro e por contribuir com o aumento de espécies registradas em nosso Estado.
Muito legal ver essa espécie em outras regiões do Brasil. Parabéns a todos pesquisadores e observadores de aves pela descoberta.