Por José Silvério Lemos – Membro do COA-ES.
Situada no paralelo 20 graus sul, Vitória está no caminho dos maçaricos migrantes que viajam de um polo a outro do planeta. Maçaricos são aves da família Scolopacidae, a mesma família das saracuras e sanãs.
Esses maçaricos são viajantes de longuíssimo curso. Alguns saem das tundras do Ártico canadense quando vai chegando o inverno no hemisfério norte, migram para terras mais quentes fugindo do frio. Passam a primavera e verão tanto no hemisfério norte onde procriam e também nessas estações do hemisfério sul onde passam seu período de descanso reprodutivo.
Aqui em Vitória-ES, registramos nesses últimos três anos, seis espécies desses maçaricos que passaram por nossa cidade nesse percurso. E o local desses registros foram os costões rochosos banhados pela água do mar, e localizados no bairro de Ilha do Boi.
Esses costões rochosos, são tomados por algas verdes e possuem muitos orifícios e cavidades nas pedras onde se abrigam muitos caranguejinhos e outros animais marinhos que servem de alimentos a esses maçaricos e outras aves. Normalmente o lugar é habitado por uma colônia de piru-pirus, Haematopus palliatus, por batuíras-de-bando, Charadrius semipalmatus e vira-pedras Arenaria interpres.
Nesse período de três anos, registramos alguns mais raros que apareceram apenas uma vez como o maçarico-de-bico-torto, o maçarico-rasteirinho, o maçarico-branco e o maçarico-de-asa-branca. Duas vezes em anos diferentes o maçarico-de-sobre-branco e o mais frequente em nossa cidade, o maçarico-pintado, que podemos dizer ser “o primeiro que chega e o último a ir embora”.
A Observação de aves nos proporciona esses momentos emocionantes: descobrir um desses maçaricos migrantes, em suas viagens transcontinentais, identificá-lo com nossas mídias disponíveis e publicar sua foto para registro.
Parabéns Silvério, mais um ARTIGO de altíssima qualidade, com informações precisas sobre nossos maçaricos visitantes.
Obrigado Mário!
Parabéns amigo pelo excelente artigo.
Obrigado José. Um abc.
Artigo muito bom, bastante elucidativo sobre os maçaricos no ES.
Valeu Iulo! É um grupo de aves muito interessante e q devemos ficar atentos para suas migrações !