Por José Silvério Lemos – Membro do COA-ES.

Situada no paralelo 20 graus sul, Vitória está no caminho dos maçaricos migrantes que viajam de um polo a outro do planeta. Maçaricos são aves da família Scolopacidae, a mesma família das saracuras e sanãs.

Esses maçaricos são viajantes de longuíssimo curso. Alguns saem das tundras do Ártico canadense quando vai chegando o inverno no hemisfério norte, migram para terras mais quentes fugindo do frio. Passam a primavera e verão tanto no hemisfério norte onde procriam e também nessas estações do hemisfério sul onde passam seu período de descanso reprodutivo.

Aqui em Vitória-ES, registramos nesses últimos três anos, seis espécies desses maçaricos que passaram por nossa cidade nesse percurso. E o local desses registros foram os costões rochosos banhados pela água do mar, e localizados no bairro de Ilha do Boi.

Esses costões rochosos, são tomados por algas verdes e possuem muitos orifícios e cavidades nas pedras onde se abrigam muitos caranguejinhos e outros animais marinhos que servem de alimentos a esses maçaricos e outras aves. Normalmente o lugar é habitado por uma colônia de piru-pirus, Haematopus palliatus, por batuíras-de-bando, Charadrius semipalmatus e vira-pedras Arenaria interpres.

Nesse período de três anos, registramos alguns mais raros que apareceram apenas uma vez como o maçarico-de-bico-torto, o maçarico-rasteirinho, o maçarico-branco e o maçarico-de-asa-branca. Duas vezes em anos diferentes o maçarico-de-sobre-branco e o mais frequente em nossa cidade, o maçarico-pintado, que podemos dizer ser “o primeiro que chega e o último a ir embora”.

Trajeto dos maçaricos migratórios em suas rotas anuais. - http://www.ornithos.com.br/escola/guia-do-observador/caracteristicas-das-aves/migracao-das-aves/

A Observação de aves nos proporciona esses momentos emocionantes: descobrir um desses maçaricos migrantes, em suas viagens transcontinentais, identificá-lo com nossas mídias disponíveis e publicar sua foto para registro.

Maçaricos migrantes registrados na Ilha do Boi, Vitória-ES

Localização da Ilha do Boi, Vitória-ES

7 respostas

  1. Parabéns Silvério, mais um ARTIGO de altíssima qualidade, com informações precisas sobre nossos maçaricos visitantes.

    1. Valeu Iulo! É um grupo de aves muito interessante e q devemos ficar atentos para suas migrações !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *