A Ilha do Boi é um bairro residencial de Vitória, localizada em uma área nobre da capital do Espirito Santo. Os locais de observação de aves na ilha ficam sempre nas proximidades do mar.
Em 2018 o município de Vitória criou a Área de Preservação Ambiental APA – Baía das Tartarugas, delimitando uma área que se estende do final da praia de Camburi até a Terceira Ponte, com objetivo de preservar a biodiversidade da baía.
Sua porção leste fica defronte ao canal de entrada da baía de Vitória, por onde entram grandes navios para atracação no porto da capital. Esse canal separa o município de Vitória do município vizinho, Vila Velha. Esse é o local mais importante para se observar aves na Ilha do Boi. É possível observar uma boa diversidade de espécies de aves sobre as rochas e também em voo. Algumas migratórias utilizam o local para descanso e alimentação durante suas jornadas sazonais (veja também: Vitória: pousada dos maçaricos!).
Além das diversas espécies de aves, outros animais frequentam a região, como tartarugas, baleias, golfinhos, arraias, etc., que encontram no local águas calmas e grande disponibilidade de alimentos.
Nas cercanias do mar, encontram-se os lugares mais visados pelos observadores. Muitas espécies de aves utilizam as pedras onde encontram-se musgos marinhos, locais de esconderijo de animalejos marinhos, pequenos caranguejos, etc. Essa fartura de alimentos atrai muitas aves marinhas.
A posição da ilha, localizada com vista direta para o porto de Tubarão e o mar aberto, faz com que aves marinhas se aproximem, possibilitando visualização e fotografia.
Principais espécies procuradas pelos observadores de aves:
97 espécies registradas em listas do eBird (22/04/2021)
Local urbano no interior de Área de Proteção Ambiental – APA municipal
Local aberto 24h.
Local urbano numa ilha com costões rochosos e praias
Acesso fácil pelas vias urbanas, inclusive por táxi, Uber e transporte coletivo.
Parabéns Silvério, ótimo texto, muita clareza nas informações.