Parque Estadual Paulo César Vinha possui esse nome em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, que era contra o extrativismo de areia na região, tendo sido assassinado devido à sua luta pela preservação da área. Fica no município de Guarapari, no Espírito Santo, região sudeste, possuindo uma área de 1.500 hectares.

A reserva encontra-se numa planície litorânea, e sua principal formação florestal é a restinga. (Wikipédia)

Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas, planícies alagadas e as formações vegetais de restinga, onde das 10 fitofisionomias conhecidas, 09 delas se encontram no Parque, como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, o Brejo Herbáceo, o Aberto de Clúseas, entre outras.

O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a coroa-de-frade e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas pererecas e libélulas. A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que visa proteger áreas adjacentes de restinga e a região marinha do arquipélago das Três Ilhas. (IEMA)

Apresenta uma boa infraestrutura para receber os visitantes, possui um centro de visitantes com banheiros e bebedouros. Tem três trilhas para circulação, amplas e sinalizadas.

A principal trilha é a da Restinga com 1,5 km, chega-se ao mar e a Lagoa de Caraís. A trilha da Capivara leva a alagado com um deck com caiaques. A trilha do Alagado, partindo, à esquerda, da trilha principal entre a entrada da trilha da Capivara e a Placa de Formação Aberta de Clúsia, a poucos metros nos leva a um mirante de madeira de uns 3 m de altura com visão ampla do alagado do parque.

Todas as trilhas são de fácil acesso e ao longo dessas trilhas é possível encontrar a maioria das aves do parque.

Principais espécies procuradas pelos observadores de aves:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *