Parque Estadual de Itaúnas possui uma área de 3.200 hectares onde coexiste uma grande biodiversidade de espécies, espalhadas no relevo da região: mata atlântica, manguezal, restinga, alagados, tabuleiro, rio, dunas e 25 quilômetros de praias, o que transforma a área de preservação do parque em manancial de enorme riqueza para a manutenção da manutenção da vida.

O conjunto do Parque Estadual de Itaúnas é considerado pelos ecologistas como sendo um dos mais belos locais do Espírito Santo. É frequente encontrar na área profissionais da ciência desenvolvendo atividades científicas relacionadas à preservação, tais como pesquisa, catalogação de espécies animais, acompanhamento do ecossistema botânico, monitoração dos mangues, estudos hidrológicos, etc. (Wikipédia)

Além do atrativo ambiental das dunas e do PE de Itaúnas, o visitante poderá se encantar com a Vila histórica de Itaúnas e com o famoso forró pé de serra que é símbolo cultural da vila.

No mês de Julho acontece o Festival de Forró de Itaúnas com banda nacionais e locais. Em janeiro é realizada a Festa de São Benedito com apresentações de Timcubi, dança folclórica da região.

A infraestrutura do parque é muito boa e fica na vila na entrada para as dunas. Possui um centro de visitantes com banheiros, bebedouros e exposição permanente de fotos e animais empalhados. 

O parque possui várias trilhas bem cuidadas e conservadas:

Principais espécies procuradas pelos observadores de aves:

101 espécies registradas no Wikiaves(13/04/2021)

Parque Público Estadual

Diariamente de 08h às 15:00h. Não é necessário agendamento.

Restinga, rio, praias, dunas, e planícies alagadas .

Telefones: (27) 3762 5196/ 99727 6295 

E-mail: pei@iema.es.gov.br

 

Endereço: Rua Bento Daher, s/n. Vila de Itaúnas, Conceição da Barra-ES. CEP: 29965-000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *