A Reserva Natural Vale (RNV) preserva uma área singular de Mata Atlântica praticamente intacta em Linhares, no Espírito Santo. São cerca de 23 mil hectares – equivalente ao tamanho de 23 mil campos de futebol.

Em 1978, a RNV se tornou uma área oficialmente destinada à conservação e à pesquisa científica.

Aberta ao público, a Reserva Natural Vale é um espaço para a prática do turismo ecológico, pois está situada no Circuito do Verde e das Águas, umas das principais rotas turísticas do Espírito Santo. O local conta com ampla área verde para lazer, oferece caminhadas em trilhas, em ponte suspensa, torre para observação, oficinas ecológicas e um centro de visitantes com uma exposição permanente sobre a Mata Atlântica. Seu hotel possui infraestrutura de lazer com piscinas, salão de jogos, brinquedoteca, parque infantil, academia e quadra esportiva. (Página da RNV)

Além da conservação da diversidade biológica e da opção de lazer, a reserva é um espaço para o desenvolvimento de pesquisas científicas de importante repercussão para a sociedade e essenciais para o conhecimento e manejo da floresta.

Reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade em 1999 pela UNESCO, a Reserva Natural Vale é um dos 14 centros de alta diversidade e endemismo do Brasil e uma das áreas de conservação mais bem protegidas da América do Sul.

Fonte: Vale

Principais espécies procuradas pelos observadores de aves:

São 416 espécies registradas em listas do eBird

Segundo o site da RNV foram catalogadas 401 espécies de aves.

(22/04/2021)

Reserva da Biosfera

Esfera administrativa particular

Todos os dias, das 8h30 às 16h

Necessário agendamento para o Programa de Observação de Aves

Bioma Mata Atlântica, Mata de Tabuleiros, Muçununga, Campo Nativo e Brejos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *