Espécie em perigo de extinção foi observada pela primeira vez no município, no entorno da REBIO de Duas Bocas.

Recentemente, em maio de 2021, membros do COA-ES encontraram mais uma ave lindíssima e ameaçada, no entorno da Reserva de Duas Bocas em Cariacica-ES.

Anambezinho

O Anambezinho, Iodopleura pipra.

Chamada em inglês de Buff-throated Purpletuft (tufo púrpura gargarta-canela, em tradução livre), trata-se de uma avezinha que normalmente atinge 9,5 cm de comprimento e pesa 10 gramas. Espécie endêmica da Mata Atlântica, está classificada na lista vermelha como ameaçada na categoria EN (Em Perigo) pela IUCN. Os estudos indicam que a população dessa espécie está diminuindo e estima-se que há menos de 2.500 indivíduos maduros (IUCN Red List).

O Registro!

Foi a primeira vez que foi registrada na localidade! Além de suas dimensões diminutas, esse Anambezinho impressiona por outras peculiaridades e também pela beleza. Durante muito tempo foi classificado dentro da família Cotingidae, a família das arapongas, mas com o decorrer dos estudos, algumas espécies foram deslocadas dessa família para a então recém-criada família Tityridae, entre elas o Anambezinho, na qual permanece. A espécie é também notável por seus hábitos e alguns deles podem ajudar os observadores a localizá-la.

As dificuldades para seu registro começam por sua raridade e também pelo hábito de ocupar, preferencialmente, as copas das árvores. Uma avezinha de 9 cm oculta no alto das copas da mata!

Felizmente não se esconde na folhagem das copas, preferindo pousar e ficar por algum tempo nos ramos finos desfolhados que se destacam da copa. É esse o momento que observadores e observadoras devem aproveitar para registrá-lo! Em todas as vezes que o vimos, ele repetiu esse comportamento! E nos dois casos recentes em Cariacica a ave acompanhava bandos mistos, apesar de isso não ser sempre frequente.

O Encontro com o Anambezinho reforça em nós a percepção da importância da preservação de nossas matas remanescentes. Sem essas matas, joias como o Anambezinho simplesmente deixariam de existir definitivamente!

Os recentes registros foram publicados no WikiAves:

Por Aninha Delboni em 12/05/2021

Por Elzeni S. Limonge em 12/05/2021

Por Jose Silverio Lemos em 08/06/2021

Por Renato Prado Lima em 08/06/2021

Por Aninha Delboni em 08/06/2021

Anambezinho - Iodopleura pipra

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.