Após a “expedição” a Santa Teresa em 14/01/2023, a animada turma de associados do COA-ES partiu, no dia 04/02/2023, para observação de aves noturnas, em Domingos Martins, sob coordenação de Roberto O. Silva.

Definido o ponto de encontro e o horário das 17:30, cada qual se organizou para o trabalho.
Alguns foram bem cedo para a “floresta” e fizeram registros de aves diurnas.

Franqueada a visita ao sitio de Susan e Tércio, lá estivemos e observamos diversas aves, muita vegetação e uma ótima instalação camuflada para observação de aves que não se mostram normalmente, dificilmente sendo vistas a não ser com a utilização desses artifícios.

Ida ao posto de observação organizado para somente 3 pessoas simultaneamente.

E, cumprida a promessa, teve chá-inglês, suco, água com gás saborizada com frutas…

Hora certa, ponto de encontro no estacionamento do Hotel SESC, os 16 participantes ouviram informações, receberam as instruções o organizaram-se em 2 grupos, tudo conduzido por Roberto.

Presentes as meninas Claudia, Karla, Lucineia e Susan, e os meninos Alex, Alexandre, Claudinei, Eduardo, Eraldo, Gilson, Gustavo, Mario, Renato, Roberto, Tercio e Victor.

Dada a largada um grupo foi em busca de registrar o narcejão e o outro dirigiu-se para o local com mais probabilidades de avistamentos de corujas.

A atividade estendeu-se até às 21:00 e teve excelente quantidade de aves noturnas observadas (02 urutaus, 03 narcejões, 01 suindara, 01 corujinha-do-mato, 01 murucututu-de-barriga-amarela e 01 coruja-buraqueira), algumas com visualizações, outras com registros e/ou audição tão somente, demonstrando assim um ótimo trabalho.

Tudo muito bem estruturado, mesmo com muitos carros a estrada manteve-se totalmente livre para o tráfego dos habitantes locais, e utilizamos os cones e placas gentilmente emprestados pela AMOAVES para a sinalização.

Importantes todos esses cuidados…

Urutau, clique de Victor.

Claudia Musso registrou. Sol se pondo ou lua cheia chegando? A noite chegando, as aves noturnas comparecendo.

Claudia Musso falou: “Seguem minhas contribuições: o filhotinho de sete cores, com a penugem destacada pelo sol, o casal de gaturamos no entorno do ninho deles, o casal de saí verde, e o narcejão vocalizando. A suindara, o murucututu e o urutau observei de longe sem fotografar. A corujinha do mato eu ouvi.”

Fica agora a expectativa para nossa próxima atividade que, provavelmente, deverá ter estabelecida limitação de participantes, haja vista a grande adesão dos associados nessa última empreendida.

2 respostas

  1. Ótimo encontro! Organizado de forma leve e descontraída. Conduzido com competência e muita generosidade pelo amigo Roberto. Parabéns Victor e todos os envolvidos na realização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *